Centenas de pessoas compareceram ao Centro de Convenções de Imperatriz para devolver celulares com registro de furto, roubo ou perda.
Mais de 230 celulares furtados, roubados ou perdidos foram recuperados nesta quinta-feira (13) durante a primeira etapa do programa Meu Celular de Volta na Região Tocantina. A iniciativa, desenvolvida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), teve como foco os municípios de Imperatriz, João Lisboa, Açailândia, Davinópolis e Governador Edison Lobão.
O mutirão de recuperação foi realizado no Centro de Convenções de Imperatriz e mobilizou equipes da Polícia Civil do Maranhão, que coordena a execução do programa. Durante todo o dia, centenas de pessoas que haviam sido intimadas compareceram ao local para devolver aparelhos que estavam em sua posse e prestar mais esclarecimentos aos policiais.
O secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, destacou que a ação reforça o compromisso com a segurança da população. “O governador Carlos Brandão tem investido fortemente na segurança pública, e o Meu Celular de Volta é mais uma iniciativa que reforça esse compromisso. A recuperação desses aparelhos representa não apenas o direito das vítimas de terem seus bens de volta, mas também um duro golpe no comércio ilegal de celulares, que alimenta outros crimes”, afirmou.
O delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida Neto, destacou que a ampliação do programa para o interior do estado representa mais um avanço na segurança pública. “A interiorização do Meu Celular de Volta fortalece o combate ao comércio ilegal de celulares e facilita a devolução dos aparelhos às vítimas. Nossa meta é expandir ainda mais essa iniciativa, garantindo que cada vez mais cidadãos tenham seus aparelhos recuperados e que o crime seja combatido com eficiência”.
A recuperação dos mais de 230 aparelhos nesta etapa foi possível depois que a Polícia Civil realizou o disparo em massa, via WhatsApp, de cerca de 850 intimações. Foram consideradas, para tanto, ocorrências registradas nos cinco municípios nos últimos dois anos que continham o IMEI do aparelho, número por meio do qual é possível fazer o rastreamento junto à operadora de telefonia.
O coordenador do programa, delegado Luigi Conte Neto, ressaltou que a adesão da população contribuiu para o êxito desta etapa. “O número expressivo de celulares recuperados demonstra que o trabalho investigativo da Polícia Civil tem surtido efeito. Além disso, a presença das pessoas intimadas reflete uma maior conscientização sobre as consequências da receptação de produtos ilícitos, o que ajuda a reduzir esse tipo de crime”, pontuou.
Com os mais de 200 aparelhos recuperados nesta etapa, passa de 1,2 mil o número de celulares apreendidos desde o início do programa, lançado em setembro do ano passado pelo governador Carlos Brandão. Desse total, 1 mil aparelhos recuperados foi somente na Grande Ilha, região que abrange os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
Todos os celulares recuperados durante esta primeira etapa do programa Meu Celular de Volta na Região Tocantina serão devolvidos em um mutirão que será realizado em breve. Os verdadeiros donos serão informados da data, horário e local também por mensagem de WhatsApp, após cruzamento de dados.
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) ajuizou, nesta sexta, 28, uma ação civil pública (ACP),…
No último sábado, 29 de março, o deputado estadual Vilmar de Oliveira abriu as portas…
Na madrugada desta terça-feira, 25 de março, moradores de um condomínio na Avenida Pedro Neiva…
Forças especiais da Segurança Pública do Maranhão deram um passo decisivo na luta contra o…
O Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) recomendou, nesta terça-feira (18), que o governo…
Policiais civis da 3ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC - Araguaína) cumpriram…